Cuidados com as Semijóias
Para garantir que sua semijóia fique como nova por muito tempo, vamos passar algumas dicas importantes de como cuidar dela. Apesar das semijóias Deesa serem de excelente qualidade, temos que ter em mente que elas não são eternas como joias. Seguem algumas dicas que vão deixar sua semijóia sempre brilhante, limpa, e aumentar bastante sua durabilidade, reduzindo o desgaste natural das peças.
- Cosméticos
Calma! Claro que não vamos deixar de usá-los. Perfumes, cremes, maquiagem, protetor solar, além poder alterar a cor da sua semijóia, esse tipo de produto pode ser um agente abrasivo. Então a dica é aplicar seu cosmético, esperar secar e só então colocar sua semijóia. Viu? Não é difícil.
- Produtos de Limpeza
Se cosméticos já podem agredir suas Semijóias, imagina produtos de limpeza que são ainda mais “fortes” e agressivos até para nossa pele. Procure retirar anéis, pulseiras e outras peças que possam entrar em contato com esses produtos. Podemos incluir também qualquer outra atividade que tenha contato com produtos químicos, como jardinagem, na qual é necessário o manuseio de adubos, eventualmente veneno. Evite também lavar as peças constantemente. O sabonete também pode danificar o banho da semijóia, tanto pelo processo químico quanto abrasivo. Por isso uma dica é sempre retirar suas peças quando for tomar banho.
- Praia e Piscina
A água do mar e a areia corroem o banho devido à salinidade. O cloro da piscina pode reagir com os metais e pode alterar a coloração ou até mesmo trazer danos estruturais à peça. Por isso não é recomentado o uso de suas semijóias em praias, piscinas e spas se você deseja aumentar a durabilidade delas.
- Atividades esportivas
O ácido úrico, eliminado principalmente pelo suor, acelera o processo de oxidação de metais como ouro, prata e ródio, fazendo com que percam o brilho ou escureçam. Por isso é recomendado que não use sua semijóia durante a prática de atividades esportivas que exijam muito esforço.
- Outros danos
As semijóias são peças delicadas constituídas de um metal menos nobre com banho de um metal nobre, ou seja, uma camada fina de ouro ou ródio na superfície. Por esse motivo evite apoiar em superfícies rústicas, bater ou esbarrar em paredes ou cantos ou enroscar em outros objetos. Essas práticas podem amassar a peça, riscar e/ou retirar o banho, quebrar a peça.
As peças de prata possuem uma estrutura diferente, são maciças, ou seja, são 100% em prata. Nem por isso deixam de ser delicadas. Os cuidados devem ser os mesmos, pois mesmo não possuindo banho a ser retirado, as peças estão sujeitas a serem riscadas, amassadas e quebradas.
Vale sempre lembrar que esses metais, prata, ouro e ródio são metais muito maleáveis.
- Queda
Evite ao máximo derrubar sua semijóia, principalmente se ela possuir pedras. Uma queda pode causar a quebra de um elo, fecho ou de uma ou mais pedras. O mais comum são problemas no cravamento das pedras, que podem se soltar.
- Limpeza
Caso queira limpar sua semijóia, para deixa-la mais brilhante, o ideal é usar uma flanela seca. Se a intenção é retirar resíduos como oleosidade, suor, cosméticos, etc. recomendamos lavar com sabão neutro enxaguando abundantemente com água norma para que não reste nenhum resíduo e secar com uma flanela, assim você vai evitar desgastes na hora de lavar e atrito na hora de secar. Jamais usar água fervente. Altas temperaturas podem danificar a peça.
- Como guardar
De nada valem todos esses cuidados se na hora de guardar sua semijóia você deixar ela embolada com um monte de outras peças, podendo sofrer arranhões e até ser amassada. O ideal é o uso de porta-joias, caixas com divisórias ou expositores, embora esses últimos não protejam de poeira. Saquinhos de veludo ou organza também são muito recomendados.